Agora é o momento de promover outro desenvolvimento

Atualmente estamos passando por diversas situações ambientais e sociais, em âmbito global. Da pandemia às mudanças climáticas, lidamos com fenômenos de inúmeras consequências que, aos poucos, estão sendo descobertas e analisadas. Em âmbito local, no Rio Grande do Sul, o projeto de mineração de carvão mineral, areia e cascalho, Mina Guaíba, está em processo de licenciamento ambiental e poderá gerar impactos catastróficos para a população que reside no entorno de Porto Alegre.

A pesquisadora e doutora em Ciências Sociais Clara Pugnaloni concedeu uma entrevista à IHU On-Line para trazer uma reflexão sobre o modelo de desenvolvimento que está cada vez mais insustentável, mostrando que agora é o momento de promover outro tipo de desenvolvimento. Ela pontua que “o limite desse modelo é bastante claro, pois não será possível manter o atual ritmo de exploração dos recursos naturais do planeta. Entendo que esse é um entendimento em evolução, pois o debate sobre as mudanças climáticas, o aquecimento global, a segurança alimentar e a escassez de recursos naturais está ativo nos meios de comunicação, uma vez que essas questões estão se materializando em nosso tempo”.

Para saber mais sobre o assunto, confira a entrevista na íntegra no site do Instituto Humanitas UNISINOS. 

 

Mais informes

Nossa Casa, Nossa Saúde

Nossa Casa, Nossa Saúde

Presidente da FEPAM afirmou que “O carvão não polui na hora que é extraído“. Não poderia estar mais equivocada. Leia aqui nossa resposta publicada no Jornal do Comércio em 08/04/22.

Solicite uma AIS independente para o projeto da Mina Guaíba

Seis sociedades médicas e duas sociedades da saúde gaúchas emitiram pareceres técnicos solicitando uma Avaliação de Impacto à Saúde (AIS) independente e de acordo com critérios da OMS (Organização Mundial da Saúde) para o projeto de exploração de carvão mineral da Mina Guaíba-RS (consulte aqui o dossiê) . A AMRIGS (Associação Médica do Rio Grande do Sul) também já se posicionou (leia aqui) sobre os riscos que o projeto da Mina Guaíba pode oferecer à saúde. Junte-se a elas e assine o pedido pela AIS.

[[[["field11","equal_to","Sim"]],[["show_fields","field12"]],"and"]]
1 Step 1
Você é médica(o)?
reCaptcha v3
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder