Agora é o momento de promover outro desenvolvimento

Atualmente estamos passando por diversas situações ambientais e sociais, em âmbito global. Da pandemia às mudanças climáticas, lidamos com fenômenos de inúmeras consequências que, aos poucos, estão sendo descobertas e analisadas. Em âmbito local, no Rio Grande do Sul, o projeto de mineração de carvão mineral, areia e cascalho, Mina Guaíba, está em processo de licenciamento ambiental e poderá gerar impactos catastróficos para a população que reside no entorno de Porto Alegre.

A pesquisadora e doutora em Ciências Sociais Clara Pugnaloni concedeu uma entrevista à IHU On-Line para trazer uma reflexão sobre o modelo de desenvolvimento que está cada vez mais insustentável, mostrando que agora é o momento de promover outro tipo de desenvolvimento. Ela pontua que “o limite desse modelo é bastante claro, pois não será possível manter o atual ritmo de exploração dos recursos naturais do planeta. Entendo que esse é um entendimento em evolução, pois o debate sobre as mudanças climáticas, o aquecimento global, a segurança alimentar e a escassez de recursos naturais está ativo nos meios de comunicação, uma vez que essas questões estão se materializando em nosso tempo”.

Para saber mais sobre o assunto, confira a entrevista na íntegra no site do Instituto Humanitas UNISINOS. 

 

Mais informes

Doenças infecciosas após inundações no RS

Doenças infecciosas após inundações no RS

Problemas respiratórios, leptospirose, hepatite A, diarreias e dengue são algumas da consequências do evento climático no Rio Grande do Sul que continuarão por muito tempo.

Solicite uma AIS independente para o projeto da Mina Guaíba

Seis sociedades médicas e duas sociedades da saúde gaúchas emitiram pareceres técnicos solicitando uma Avaliação de Impacto à Saúde (AIS) independente e de acordo com critérios da OMS (Organização Mundial da Saúde) para o projeto de exploração de carvão mineral da Mina Guaíba-RS (consulte aqui o dossiê) . A AMRIGS (Associação Médica do Rio Grande do Sul) também já se posicionou (leia aqui) sobre os riscos que o projeto da Mina Guaíba pode oferecer à saúde. Junte-se a elas e assine o pedido pela AIS.

[[[["field11","equal_to","Sim"]],[["show_fields","field12"]],"and"]]
1 Step 1
Você é médica(o)?
reCaptcha v3
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder