Agora é o momento de promover outro desenvolvimento
Atualmente estamos passando por diversas situações ambientais e sociais, em âmbito global. Da pandemia às mudanças climáticas, lidamos com fenômenos de inúmeras consequências que, aos poucos, estão sendo descobertas e analisadas. Em âmbito local, no Rio Grande do Sul, o projeto de mineração de carvão mineral, areia e cascalho, Mina Guaíba, está em processo de licenciamento ambiental e poderá gerar impactos catastróficos para a população que reside no entorno de Porto Alegre.
A pesquisadora e doutora em Ciências Sociais Clara Pugnaloni concedeu uma entrevista à IHU On-Line para trazer uma reflexão sobre o modelo de desenvolvimento que está cada vez mais insustentável, mostrando que agora é o momento de promover outro tipo de desenvolvimento. Ela pontua que “o limite desse modelo é bastante claro, pois não será possível manter o atual ritmo de exploração dos recursos naturais do planeta. Entendo que esse é um entendimento em evolução, pois o debate sobre as mudanças climáticas, o aquecimento global, a segurança alimentar e a escassez de recursos naturais está ativo nos meios de comunicação, uma vez que essas questões estão se materializando em nosso tempo”.
Mais informes
SBPT emite Nota Técnica sobre os efeitos da exposição a fumaça de queimadas na saúde da população
Nota da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia fornece orientações básicas para minimizar o impacto da fumaça das queimadas florestais na saúde da população.
SBMFC declara Emergência de Saúde Climática, Humana e Planetária
Nota da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade e da Organização Mundial dos Médicos de Família alerta para o estado de emergência climática mundial e a calamidade enfrentada pelo Brasil.
Porto Alegre: Emergência Climática JÁ!
Pela saúde, a capital gaúcha precisa se declarar em emergência climática, devido ao aumento recente de tempestades severas, enchentes, ondas de calor e poluição do ar agravada pelas queimadas florestais em todo o território brasileiro.
Solicite uma AIS independente para o projeto da Mina Guaíba
Seis sociedades médicas e duas sociedades da saúde gaúchas emitiram pareceres técnicos solicitando uma Avaliação de Impacto à Saúde (AIS) independente e de acordo com critérios da OMS (Organização Mundial da Saúde) para o projeto de exploração de carvão mineral da Mina Guaíba-RS (consulte aqui o dossiê) . A AMRIGS (Associação Médica do Rio Grande do Sul) também já se posicionou (leia aqui) sobre os riscos que o projeto da Mina Guaíba pode oferecer à saúde. Junte-se a elas e assine o pedido pela AIS.