Alterações climáticas e saúde mental
Alterações climáticas e saúde mental
Essa não é a sua história, mas pode acontecer com qualquer pessoa. Quando ocorrem desastres naturais, o foco imediato é no tratamento de feridos e na recuperação da parte material, como moradia, alimentos, roupas e utensílios. A comunidade e o poder público mobilizam as providências mais urgentes, ações solidárias ajudam a restabelecer condições mínimas de sobrevivência. Mas e o impacto de eventos meteorológicos extremos na saúde mental?
Existem muitos caminhos que ligam as alterações climáticas e a perturbação da saúde mental.
As médicas Clara Sfoggia, Ana Sfoggia e Olga Falceto assinam um artigo sobre o tema que foi recentemente publicado na GLOBAL MENTAL HEALTH & PSYCHIATRY REVIEW, Vol. 5 No. 1, Winter 2024 (ISSN 2833-3004), respeitada revista da George Washington University (USA) com colaboração da WASP – World Association of Social Psychiatry.
O artigo A Young Psychiatrist’s Journey in a South Brazil Extreme Climate Event relata a experiência de uma jovem psiquiatra na cidade de Roca Sales (11.000 habitantes) no sul do Brasil, quando a cidade foi devastada por um ciclone e cheias em Setembro de 2023, resultado do fenômeno meteorológico extratropical El Niño, que tem sido agravado pelo aquecimento dos oceanos.
A Young Psychiatrist’s Journey in a South Brazil Extreme Climate Event
Confira o artigo na íntegra:
Formato PDF, em inglês
As imagens abaixo mostram o cenário de devastação da cidade de Roca Sales/RS após o evento climático extremo. Ocorrido em Setembro de 2023, o evento é considerado uma das maiores tragédias naturais da história do Rio Grande do Sul, no Vale do Taquari.
Mais informes
SBPT emite Nota Técnica sobre os efeitos da exposição a fumaça de queimadas na saúde da população
Nota da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia fornece orientações básicas para minimizar o impacto da fumaça das queimadas florestais na saúde da população.
SBMFC declara Emergência de Saúde Climática, Humana e Planetária
Nota da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade e da Organização Mundial dos Médicos de Família alerta para o estado de emergência climática mundial e a calamidade enfrentada pelo Brasil.
Porto Alegre: Emergência Climática JÁ!
Pela saúde, a capital gaúcha precisa se declarar em emergência climática, devido ao aumento recente de tempestades severas, enchentes, ondas de calor e poluição do ar agravada pelas queimadas florestais em todo o território brasileiro.
Solicite uma AIS independente para o projeto da Mina Guaíba
Seis sociedades médicas e duas sociedades da saúde gaúchas emitiram pareceres técnicos solicitando uma Avaliação de Impacto à Saúde (AIS) independente e de acordo com critérios da OMS (Organização Mundial da Saúde) para o projeto de exploração de carvão mineral da Mina Guaíba-RS (consulte aqui o dossiê) . A AMRIGS (Associação Médica do Rio Grande do Sul) também já se posicionou (leia aqui) sobre os riscos que o projeto da Mina Guaíba pode oferecer à saúde. Junte-se a elas e assine o pedido pela AIS.